quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Indicação de artigo

Discursos de pais e alunos sobre o aprender: um estudo no 5º ano de escolaridade.

ROSARIO, Pedro


Resumo

O significado atribuído ao fenómeno "aprender " é influenciado pela inte-relação entre indivíduos, contextos e culturas. A idade do aluno, as concepções familiares e culturais e o contexto de ensino constituem-se como alguns dos aspectos que influenciam as concepções de aprendizagem dos alunos. O estudo apresentado, realizado no marco teórico fenomenográfico, está focalizado na descrição das concepções das pessoas sobre as várias facetas do fenómeno aprender. O principal objectivo centra-se no mapeamento das concepções de aprendizagem de alunos do 5.º ano de escolaridade e dos seus pais (encarregados de educação). Os dados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas e tratados qualitativa e quantitativamente. Os resultados sugerem que os pais conceptualizam o aprender maioritariamente como algo processual e experiencial, enquanto os filhos o conceptualizam sobretudo desde uma perspectiva processual e instrumental. São discutidas implicações destes dados para o processo de aprendizagem.


Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


Aline e Karla Danyelle

Nenhum comentário:

Postar um comentário