quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Dica de artigo

Resumo
RODRIGUES, Marisa Cosenza e OLIVEIRA, Paula Almeida de. Análise de livros infantis para a promoção de desenvolvimento sociocognitivo em pré-escolares. Estud. psicol. (Campinas)
Considerando a necessidade de uma atuação mais pró-ativa dos psicólogos escolares, este estudo teve como objetivo analisar, com foco no processamento de informação social, uma amostra de cem livros de histórias infantis nacionais dirigidos a pré-escolares de 4 a 6 anos. Os livros foram analisados considerando a ocorrência dos seis componentes de um programa estadunidense de redução do comportamento agressivo por meio de histórias infantis. Os resultados mostraram que 32% dos livros apresentaram um repertório relevante e 47% evidenciaram um repertório significativo de pistas sociais, apontando para a viabilidade da utilização dos livros infantis nacionais como recurso para promover o desenvolvimento sociocognitivo e prevenir comportamentos agressivos e antissociais no contexto educativo.
Palavras-chave : Processos cognitivos; Literatura; Psicologia educacional.

Fonte:www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-166X2009000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

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