quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Artigo: Repensando os Distúrbios de Aprendizagem a Partir da Psicologia Histórico-Cultural

Resumo: a psicologia histórico-cultural assume que o fator biológico determina a base das reações inatas dos indivíduos. Sobre esta base se constitui todo o sistema de reações adquiridas, sendo estas determinadas mais pela estrutura do meio cultural da criança do que pelas disposições biológicas. Se é por meio do processo de apropriação da cultura que cada homem adquire as capacidades humanas, a compreensão atual acerca dos distúrbios de aprendizagem pode ser reconfigurada, demonstrando que mediações adequadas e consistentes podem ter caráter revolucionário para a aprendizagem, ao tornarem presente o talento cultural quando o talento biológico não se revela como esperado.

Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural; distúrbios de aprendizagem; problemas de escolarização.


(Fonte: Scielo)


Para acesso ao artigo na íntegra, acesse o link:

www.scielo.br/pdf/pe/v12n3/v12n3a10.pdf


Boa leitura...

José André.

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