quarta-feira, 14 de abril de 2010

Inteligência Naturalista



Adicionada recentemente pelo psicólogo americano Howard Gardner (1999) à lista de inteligências múltiplas. A inteligência naturalista é a capacidade para reconhecer e classificar as espécies e organismos, animais e plantas, do ambiente, como também para cuidar deles, domesticá-los e interagir com eles; sua operação nuclear é o reconhecimento de certas espécies próximas e o estabelecimento de relações entre umas espécies e outras; os diferentes sistemas linguísticos e taxonômicos para classificar plantas e animais codificariam simbolicamente esta inteligência (COOL, MARCHESI, PALACIOS & COLS).


Também conhecida como inteligência biológica ou ecológica, a inteligência naturalista manifesta-se em diferentes níveis do jardineiro ao paisagista, do "amante" da natureza ao florista. É a inteligência dos envolvidos em causas ecológicas, como os ambientalistas, espiritualistas, geógrafos, zoólogos, etc. Presente de maneira extremamente marcante em personagens geniais como Charles Darwin, Laplace, Humboldt e outros.

"No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiros, depois pensei que estava lutando para salvar a floresta amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade". (Chico Mendes)



4 comentários:

  1. Me ajudou na matéria que precisava para estudar para minha prova de hoje.. obrigada!

    ResponderExcluir
  2. nao me ajudou nadinha de nada viu vcs tem que estudar um pouco mais mas mesmo assim obrigada gostei da sua aula de hoje aprendir bastante viu muita gentileza sua nessa hora!!!!!!!!!1111

    ResponderExcluir
  3. Muito bom adorei, estava em dúvida em relação aos profissionais da inteligência ecológica!

    ResponderExcluir
  4. o que Chico Mendes quis diser com essa frase“No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiros, depois pensei que estava lutando para salvar a floresta amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade”.

    ResponderExcluir